14 março 2010

As crianças e os meios de comunicação social

 Tenho estudado a relação da criança e as novas mídias e a inserção da criança nos meios de comunicação social. E é um grande desafio para a educação, alguns esudiosos no assunto como Eliana Pougy, nos alerta a refletir sobre o assunto. A formação das crianças é o primeiro, mas não menos importante, é a formação dos meios de comunicação social. Os complexos desafios que se apresentam para a educação nos dias de hoje estão frequentemente vinculados à ampla influência dos meios de comunicação social no nosso mundo. Como um dos aspectos do fenómeno da globalização, e facilitados pelo rápido desenvolvimento da tecnologia, os meios de comunicação social modelam profundamente o ambiente cultural,  algumas pessoas afirmam que a influência formativa dos meios de comunicação social concorre com a da escola, da Igreja e talvez mesmo do lar. Para outras, a realidade corresponde ao que os mass media definem como tal.
E a relação entre crianças, meios de comunicação social e educação pode ser considerada a partir de duas perspectivas: a formação das crianças por parte dos mass media; e a formação das crianças para que respondam apropriadamente aos mass media. Sobressai ai um tipo de reciprocidade que indica as responsabilidades dos meios de comunicação social como indústria e a necessidade de uma participação ativa e crítica dos leitores, dos espectadores e dos ouvintes. Nesta perspectiva, formar-se no uso apropriado dos meios de comunicação social é essencial para o desenvolvimento cultural, moral e espiritual das crianças. As crianças expostas ao que é estética e moralmente excelente são ajudadas a desenvolver o apreço, a prudência e as capacidades de discernimento. É preciso reconhecer o exemplo dos pais e os benefícios da apresentação aos jovens dos clássicos infantis da literatura, das belas-artes e da música.  São vários os canais, programas que as crianças lidam diariamente e que muitas vezes sabem até melhor que os pais como entendê-los, porém é somente impressão. A criança não tem maturidade suficiente para selecionar a programação mais adequada para sua faixa etária. Assim como os pais orientam seu filho quanto a alguns cuidados a serem tomados com outros eletrodomésticos, devem ensiná-los também a fazer bom uso da TV e do computador, observando o conteúdo da programação e o tempo que a criança fica exposta aos mesmos. Muitas vezes a criança chega a passar cerca de três horas na frente da telinha e nesse tempo ela deixa de realizar outras atividades essenciais ao seu desenvolvimento como o esporte e a interação social. Por isso intercalar o período passado na frente da TV e do computador, com outras atividades é uma alternativa para aliviar o estresse físico e mental crescente nos dias de hoje.

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