Tenho estudado a relação da criança e as novas mídias e a inserção da criança nos meios de comunicação social. E é um grande desafio para a educação, alguns esudiosos no assunto como Eliana Pougy, nos alerta a
refletir sobre o assunto. A formação das
crianças é o primeiro, mas não menos
importante, é a formação dos meios de comunicação social.
Os complexos desafios que se apresentam para a educação nos dias de
hoje estão frequentemente vinculados à ampla influência dos meios de
comunicação social no nosso mundo. Como um dos aspectos do fenómeno da
globalização, e facilitados pelo rápido desenvolvimento da tecnologia,
os meios de comunicação social modelam profundamente o ambiente cultural, algumas pessoas afirmam que a influência formativa dos
meios de comunicação social concorre com a da escola, da Igreja e talvez
mesmo do lar. Para outras, a realidade corresponde ao que os
mass media definem como tal.
E a relação entre crianças, meios de comunicação social e educação
pode ser considerada a partir de duas perspectivas: a formação das
crianças por parte dos mass media; e a formação das crianças para que
respondam apropriadamente aos mass media. Sobressai ai um tipo de
reciprocidade que indica as responsabilidades dos meios de comunicação
social como indústria e a necessidade de uma participação ativa e
crítica dos leitores, dos espectadores e dos ouvintes. Nesta
perspectiva, formar-se no uso apropriado dos meios de comunicação social
é essencial para o desenvolvimento cultural, moral e espiritual das
crianças. As crianças expostas ao que é estética e moralmente excelente são
ajudadas a desenvolver o apreço, a prudência e as capacidades de
discernimento. É preciso reconhecer o
exemplo dos pais e os benefícios da apresentação aos jovens dos
clássicos infantis da literatura, das belas-artes e da música. São vários os canais, programas que as crianças lidam diariamente e que
muitas vezes sabem até melhor que os pais como entendê-los, porém é
somente impressão. A criança não tem maturidade suficiente para
selecionar a programação mais adequada para sua faixa etária. Assim como
os pais orientam seu filho quanto a alguns cuidados a serem tomados com
outros eletrodomésticos, devem ensiná-los também a fazer bom uso da TV e do
computador, observando o conteúdo da programação e o tempo que a criança
fica exposta aos mesmos. Muitas vezes a criança chega a passar cerca de três horas na frente da
telinha e nesse tempo ela deixa de realizar outras atividades essenciais
ao seu desenvolvimento como o esporte e a interação social. Por isso intercalar o período passado na frente da TV e do computador,
com outras atividades é uma alternativa para aliviar o estresse físico e
mental crescente nos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário