23 abril 2011

Salve São Jorge, valoroso defensor da fé!!!


São Jorge, o santo guerreiro, protetor dos oprimidos e das donzelas, é padroeiro da Inglaterra e de Portugal. Nos cultos afro-brasileiros, é identificado ora com Ogum (Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre), ora com Oxóssi e Odé (Bahia). Ao contrário do que se pensa, São Jorge faz parte do calendário cristão, confirmado pelo papa Bento XIV. São Jorge viveu provavelmente no século III da era cristã. Segundo a tradição, era um soldado romano que sofreu perseguições por ser cristão, mas é tido por alguns como príncipe da Capadócia. Do século VI em diante, eram muito populares as lendas sobre sua vida, que se tornaram cada vez mais extravagantes, como a que narra o episódio em que São Jorge salvou uma donzela de um dragão
Na Inglaterra, São Jorge ficou conhecido a partir do século VIII, mas não está clara a razão por que se tornou seu patrono. Sem dúvida os cruzados ajudaram a popularizar seu culto(diz-se que teria sido visto ajudando os cruzados no cerco de Antioquia, em 1098), mas é provavél que o título seja posterior a sua escolha como patrono da Ordem da Jarreteira. Em  Portugal, sua devoção parece ter sido introduzida pelos cruzados ingleses que auxiliaram D. Afonso Henriques na conquista de Lisboa, em 1147. D. João I foi grande devoto de São Jorge e o fez padroeiro nacional, em substituição de Corpus Christi (1387), costume que se estendeu ao Brasil. O martírio de São Jorge teria ocorrido no ano 303 em Diospolis, no tempo de Diocleciano. Até a reforma do calendário litúrgico, feita pelo papa Paulo VI em 1969, sua festa era celebrada a 23 de abril. A partir de então, seu culto foi reduzido a uma festa local.O guerreiro Jorge da Capadócia morreu mártir na Palestina no dia 23 de abril de 303. Ele teria sido vítima da perseguição do imperador Diocleciano, torturado e decapitado, em Nicomédia, por causa de sua fé cristã.  O culto a São Jorge vem do século 4o DC. O soldado foi martirizado na Palestina no dia 23 de abril de 303, vítima da perseguição do imperador Diocleciano. Foi torturado e teve a cabeça cortada, em Nicomédia, devido a sua fé cristã. Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lídia (antiga Dióspolis), onde foi sepultado, e onde o imperador cristão Constantino (que depois de vários imperadores anti-cristãos converteu-se e o império à religião), mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis. Seu culto espalhou-se imediatamente por todo o Oriente. No século 5o, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge.

 "Bendito sois, Senhor Deus meu, porque não permitistes que eu fosse despedaçado pelos dentes daqueles que me queriam e buscavam, nem consentiste que meus inimigos ficassem alegres com a vitória: porque livraste a minha alma, como pássaro do laço dos caçadores. Pois agora, Senhor, também me ouvi, sede comigo nesta última hora, e livrai a minha alma da maldade dos malignos espíritos; e todos os males que por ignorância em mim executam, lhes perdoai. Recebei, Senhor, a minha alma com aqueles que desde o princípio do mundo vos serviram, e esquecei-vos de todos os meus pecados, que eu voluntariamente, ou por ignorância cometi".
      "Lembrai-vos, Senhor, dos que recorrem ao vosso Santo nome, porque vós sois Santo, Bendito e Glorioso para sempre, Amém".

19 abril 2011

Poder do abraço


Tente sentir do que um abraço é capaz…
Quando bem apertado, ele ampara tristezas,
combate incertezas, sustenta lágrimas,
põe a nostalgia de lado.
É até capaz de diminuir o medo.
Se for cheio de ternura, ele guarda segredos,
e jura cumplicidade.
Um abraço amigo de verdade divide alegrias
e fica feliz em comemorar, o que quer que seja…
Abraços são pequenas orações de fé, de força,e energia.
Olhe para o lado:
Há sempre alguém que quer ser abraçado
e não tem coragem de dizer.
Abrace-o.
O pior que pode acontecer, é ganhar de volta um
sorriso de carinho, ou quem sabe, uma palavra sincera.
Você vai descobrir que ninguém está sozinho
e que a vida, pode ser um eterno céu de primavera.
Aproxime-se mais e tente sentir do que um abraço é capaz…

18 abril 2011

Humilde. *

A humildade não é a maior,
mas a mais bela de todas as virtudes.
Não se sabe de nenhuma pessoa humilde
que não tenha sido querida por todos.
Ao contrário,nenhum orgulhoso conseguiu ter amigos.
Ser humilde é ter muito,como se não tivesse nada.
É ter de aparecer,preferindo se ocultar.
É ser aplaudido,pedindo que se aplaudam os outros.
É pedir sempre desculpas por estar presente.
Mas nunca deixando de se apresentar.
Como um dever a cumprir.
Seja sempre.. humilde!
(Alice Bessa)