15 fevereiro 2011

SOS REGIÃO SERRANA - Recomeçar Teresópolis





 O mês de janeiro foi marcado pela maior tragédia climática da história do País. Na região serrana do Rio. Os números de mortos já chegam a mais de 880, conforme boletim divulgado pela Polícia Civil. Um balanço feito pela Defesa Civil Estadual informa que 8.777 pessoas estão desabrigadas e ocupam abrigos públicos, outras 20.790 precisaram abandonar as residências e estão em casas de parentes e amigos. Muitas pessoas perderam tudo ou quase tudo, para outros, resta apenas uma vida solitária, pois os seus entes queridos morreram de forma trágica, indefesos. E os sobreviventes precisam desde muita água, comida, roupas, abrigo e acima de tudo carinho, amor e solidariedade.  Para quem viu é um verdadeiro cenário de guerra. Por isso convocamos o que há de melhor em nós, a solidariedade!  Aos governantes  a responsabilidade de criar políticas públicas de fato a cada família desabrigada. Que Deus possa confortar a todos. E é impressionante como quase já não se ouve, nem vê ou lê mais nada na chamada grande mídia, nestes últimos dias, sobre a catástrofe que assolou a região serrana. No entanto há muito que se fazer por lá. Se não divulgarmos em nossas redes, as pessoas poderão deixar de fazer suas doações achando que não há mais nada a fazer. Mas, amigos têm muita coisa por fazer é preciso cobrar as autoridade ações urgente, os trabalhos estão lentos. Foram criados vários blogs para divulgação dos dramas vividos e os trabalhos que estão em andamento nas cidades atingidas. Segue abaixo o endereço do blog: Recomeçar Teresópolis  ajude a divulgar.

http://recomecarteresopolis.blogspot.com/

Nova Friburgo
A Prefeitura de Nova Friburgo informa que as pessoas interessadas em trabalhar como voluntárias podem se cadastrar na sede da Secretaria de Assistência Social, que funciona na Rua Augusto Spinelli, 160, Centro – Nova Friburgo. Tel (22) 2522-5278
Teresópolis
A Prefeitura de Teresópolis informa que as pessoas interessadas em trabalhar como voluntárias podem se cadastrar na sede da Defesa Civil, e não mais no Ginásio Pedrão. A Defesa Civil funciona na Rua Júlio Rosa, 444, na Tijuca. Tel. (21) 2742-7025


Metrô Rio
As estações da Carioca, Central, Largo do Machado, Catete, Glória, Ipanema/General Osório, Pavuna, Saens Peña, Botafogo, Nova América/Del Castilho e Siqueira Campos estarão recolhendo donativos.

Viva Rio
Sede da Instituição, localizada à Rua do Russel, 76, na Glória, Zona Sul. Telefones: (21) 2555-3750 e (21) 2555-3785


Batalhões da Polícia Militar
Qualquer batalhão da Polícia Militar do Estado estão aptos para receber doações. Todo material será encaminhado para o 12º BPM de Niterói, de onde será enviado para as regiões que necessitam de doações.


Cruz Vermelha
Unidade Rio de Janeiro: Praça da Cruz Vermelha, 1012, Centro.
Unidades Nova Iguaçu: Rua Coronel Bernardino de Melo, 2085, e na Rua Alberto Cocoza, 86, no Centro.



Doação de sangue
Além das vítimas fatais, há aquelas que foram encaminhadas para hospitais e vão necessitar de sangue para continuar vivendo. Um gesto simples pode salvar a vida de uma pessoa. O HemoRio está precisando de doadores urgentemente.


• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:
- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária 72 horas
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no centro da capital fluminense, e funciona das 7h às 18h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. O telefone para casos de dúvidas é 0800-282-0708.