12 março 2010

CAPEM - 2º Lugar Nacional do Prêmio da Igualdade Racial

 
Concorrendo com mais de 70 instituições de todo o Brasil, CAPEM conquista o 2º lugar nacional do PRÊMIO DA IGUALDADE RACIAL, promovido pela SEPPIR - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o CRIAR BRASIL. Parabéns a toda equipe do Centro Aplicado de Pesquisa em Educação Multi-étnica que é uma organização não-governamental, de ação educacional e cultural, sem fins lucrativos com a missão de promover a inclusão social utilizando a educação, a cultura e a multi-etnicidade brasileira como instrumentos de interseção que diluam as diferenças e contribuam para a melhoria das condições de vida das camadas empobrecidas do Brasil, tendo como ponto de partida a Baixada Fluminense.

Babilônia Cultural

Espaço Convés - Gragoatá - Niteroí - Após a praça da Cantareira


Olhos da Alma

"Há pessoas que passam por um bosque e só vêem lenha para fogueira". Que olhos da alma nos permita ver a grandeza do Bosque, os frutos, as flores, a sabedoria dos rios que contornam os obstáculos!

09 março 2010

Flores na vida

Tem horas que a gente pensa que tudo está meio sem rumo, neste momento meus pensamentos voam. E pra variar converso muito com Deus. Pesquisando material para minha monografia achei este vídeo que é uma graça da expressão do amor. Ah! as flores, flores que expressam as cores, a suavidade da vida, do perfume que podemos e devemos deixar invadir nossas vidas e como no sorriso de uma criança acreditar que tudo é possível e que podemos tudo.
Em 2010, o movimento feminista comemora 100 anos 
da proposição do Dia Internacional da Mulher


No ano de 1908, as mulheres socialistas dos Estados Unidos organizaram um Dia das Mulheres dedicado à luta pelo direito ao voto.Essas mulheres eram parte do movimento sindical e socialista e foram protagonistas de amplos movimentos grevistas por direitos trabalhistas. Em 1910, na II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhague, Dinamarca, Clara Zetkin propõe que, a exemplo das americanas, começasse a ser celebrado o Dia Internacional das Mulheres. Nos anos seguintes, as comemorações se espalharam pela Europa, mas ainda sem data fixa e única para todos os países, apesar de sempre fazerem referência ao direito ao voto feminino como parte da luta pela emancipação das mulheres. A data do 8 de março aparece em 1917, quando um grupo de operárias russas inicia uma greve geral contra a fome, a guerra e o czarismo, construindo um processo de lutas que deu início à revolução de fevereiro.

No Brasil, a data é celebrada com atos públicos e manifestações em diversas cidades, muitas delas organizadas por organizações associadas à ABONG que lidam com o tema da desigualdade de gênero e questão da mulher.
 Texto extraído do site da Abong

08 março 2010

Ser Mulher


Mulheres expressão mais sublime de Deus


Mulher


Mulheres, personalidades honradíssimas Temos nós, orgulho em tê-las. Mãe, amada, irmã... amissíssimas Impossível não percebê-las. Desde as meigas, às extremistas, Não há quem possa vencê-las. Como mãe, semeia esperança Como irmã, espalha fervor Se esposa, há perseverança Se sofrida, nos causa dor Se trabalhadora, emite confiança, Mas em tudo, cultiva amor. Mulher, símbolo da vida, Imagem da perfeição. Tantas vezes abatida Por causa da traição De alguém que, “enlouquecida” Entregou seu coração. Com palavras vim demonstrar, Da humanidade a gratidão, Tu mereces compartilhar De toda realização, Pois está sempre a participar Do que enaltece uma nação. Independente do nome Que você recebeu, É a maior demonstração De beleza, garra, amor.... fé. Por tudo isso você conquistou O Dia Internacional da Mulher. 
 Vinicius de Moraes