05 setembro 2011

Índios digitais usam internet para cuidar da floresta


Uma das coisas mais inusitadas que você deve ver essa semana: índios usando computador. Não um computador qualquer, aliás. Se trata de um macbook air, da Apple. Mas o que um computador desse, tão caro, faz no meio da floresta? A causa é nobre, pois ele é responsável pelo monitoramento florestal feito pelos próprios índios! A tribo Surui, do Cacique Almir, usa seu macbook air para entrar na internet e espalhar suas fotos e vídeos feitos na floresta. Tudo isso para mostrar a luta que a tripo enfrenta com a exploração ilegal de suas terras e, claro, ajudar a divulgar a cultura indígena.
Quem poderia ajudar os índios nessa empreitada? Se você pensou no gigante das buscas, acertou! O Google é quem foi até a aldeia e ensinou o Cacique a divulgar as informações pela rede.
Com as informações, divulgadas desde 2007, as autoridades conseguem saber onde há desmatamento ilegal no meio da mata. Genial!
Fonte: http://eco4planet.uol.com.br

XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

A XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente será realizada em Brasília no período de 11 a 14 de julho de 2012, e traz o tema “Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente”.
Aprovada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), a Conferência será presidida de etapas municipais e estaduais, setembro a novembro e fevereiro a maio de 2012 respectivamente. Segundo Ana Célia diretora-presidente da Fundação de Amparo (Fasepa) a Conferência é um grande instrumento técnico e político de controle de aferição de resultados de desenvolvimento e visibilidade das políticas públicas e como elas estão sendo aplicados na vida de crianças e adolescentes. Das conferências municipais e estaduais, sairão propostas paras as três esferas do Governo para a melhoria dos serviço destinados as crianças e adolescentes. “Esse é o momento de prestação de contas da sociedade num geral”, diz Ana Célia.
Dessa vez o encontro traz novidade, são as Conferências Livres, que serão realizadas com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, tornando-os parte do processo de reintegração social.

Fonte:http://www.radiomargarida.org.br