06 outubro 2011

Steve Jobs sobre a vida: "encontre o que você ama"



 Ao longo de mais de 30 anos como uma das personalidades mais emblemáticas do mundo da tecnologia, Steve Jobs fez amigos e inimigos e colecionou algumas frases marcantes. Confira algumas das opiniões de Jobs sobre concorrentes, mercado, vida de executivo, vida e morte.

“Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã, e parar de nos preocupar com o passado”   -- Em 2007, comentando sua orientação aos funcionários da Apple em 1997, quando voltou à empresa:


“Se você faz algo de bom e tudo dá certo, acho que é hora de pensar em outra coisa e tentar adivinhar o que vem pela frente”: -- 2006, em entrevista ao canal NBC:

“Não penso muito em legado para as próximas gerações. Penso apenas em acordar de manhã e trabalhar com pessoas brilhantes para criar coisas que, espero, sejam tão apreciadas por outras pessoas como são apreciadas por nós”

“Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem chegar ao Paraíso não querem morrer pra estar lá. Mas, apesar disso, a morte é um destino de todos nós. Ninguém nunca escapou. E deve ser assim, porque a morte é provavelmente a maior invenção da vida. É o agente de transformação da vida. Ela elimina os antigos e abre caminho para os novos”. -- Em 2005, durante palestra na Universidade de Stanford, um ano após ter passado por cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas.

Em geral avesso a manifestações públicas que não sejam as dos lançamentos da Apple, Steve Jobs fez um discurso para alunos da Universidade de Stanford em 2005. A fala ficou famosa não apenas pelos conselhos e anedotas (como a estocada na Microsoft, que teria copiado ideias da Apple), mas também porque nela Jobs fala do diagnóstico de câncer no pâncreas, ocorrido um ano antes.
"Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder", disse ele. 

Veja abaixo a íntegra do discurso:


Jobs anunciou em agosto a renúncia do posto de principal executivo da Apple. Ele estava em tratamento contra um câncer no pâncreas, havia passado por um transplante de fígado em 2009 e estava de licença médica desde 17 de janeiro por condições de saúde não reveladas.

"Continue com fome. Continue bobo" é a mensagem que encerra o famoso discurso do empresário.

“Para se ter sucesso, é necessário amar de verdade o que se faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas.” -- Em 2007, em evento do Wall Street Journal:

Nas redes sociais, a morte de Steve Jobs é comentada por admiradores da Apple. O assunto é o mais comentado no Twitter no momento, com a tag "rip steve jobs" (descanse em paz, steve jobs, na tradução do inglês). O volume de mensagens na rede social foi tão grande que o Twitter chegou a ficar fora do ar por alguns minutos. 

Fonte: http://economia.ig.com.br/morre-steve-jobs-fundador-da-apple/n1597258814370.html

Nenhum comentário: