Com a ajuda do casal Roma e Nick Ryan (Roma escreve a maioria das letras, enquanto que Nick tornou-se seu produtor), ela gravou a trilha sonora da série “The Celts” da BBC-TV. Com uma eclética mistura de sons, que vão do clássico ao New Age, passando pelo folk, Enya gravou o seu primeiro disco, que leva o seu próprio nome, em 1986. Mas foi em 1988, com o lançamento do disco “Watermark”, que o seu sucesso chegou de forma inesperada, através da canção “Orinoco Flow”, que conquistou o primeiro lugar nas paradas da Inglaterra, e de vários outros lugares do mundo, fazendo com que entrasse para a lista das 500 músicas mais ouvidas de todos os tempos. Em 1991, Enya lançou o CD “Shepherd Moons” que marcou sua estréia nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, ficando em 17o. lugar, e atingindo a marca de 10 milhões de cópias vendidas. Foi também com este CD que ela ganhou seu primeiro Grammy Award.
Apesar de milhares de pessoas quererem assistir a um show ao vivo de Enya, ela nunca se apresentou num concerto, mas tem pensado na possibilidade de realizar quem sabe numa catedral, como afirmou em recentemente. Enya comprou um castelo, do século XIX, o Castelo Ayesha e o rebatizou de Castelo Manderley. Foi construído em 1840 por Robert Warren e chamava-se Castelo Vitória, em homenagem à coroação da Rainha Vitória. O castelo foi incendiado em 1924, mas em 1928 Sir Thomas Power o restaurou e mudou o seu nome. Ele fica situado a 12km de Dublin, em Killiney, onde ela vive.
Em homenagem ao talento de Enya, o asteróide 6433, recebeu como denominação o nome artístico da cantora, em 20 de junho de 1997. Diversos músicos já receberam esta homenagem, mas Enya é a primeira mulher e a única da Irlanda.
Fonte : Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário